Informções Gerais: São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, e a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non ducor, duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".
Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.
O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005. A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado. São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifícios Mirante do Vale, Itália, Altino Arantes, a Torre Norte, entre outros.
São Paulo é a sexta cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a quarta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.
Certamente o Estado mais importante do Brasil, São Paulo é considerado o centro econômico e industrial de maior relevância em toda a América do Sul. Situado na Região Sudeste, estabelece fronteira com quatro Estados (MS, PR, MG e RJ) e forma um dos mais expressivos aglomerados populacionais do País, sendo a Grande São Paulo e o Interior do Estado, os maiores mercados consumidores brasileiros.
Podemos dividir seu território em duas regiões naturais distintas: o Litoral e o Planalto, que corresponde a mais de 90% da área. Na Costa Atlântica encontramos temperaturas médias (superiores a 22°C) e chuvas abundantes, já no Planalto as temperaturas são mais baixas, provocando temporadas de chuvas no verão e de secas no inverno. Da vegetação do Estado Paulista, hoje, restam apenas 20% da formação original. É dividida entre Mangue, Floresta Tropical e Mata Atlântica - esta, não chega a 5% do que existia.
Bom, seja no litoral ou no planalto, tudo é praticamente cidade. Conseqüências da urbanização acelerada, um dos fatores que elevou o Estado em importância econômica, política e social no País. Mas, nem sempre foi bem assim. No início de sua colonização, São Paulo de Piratininga não demonstrava que se tornaria São Paulo.
Em 1532, Martin Afonso funda São Vicente, uma das vilas mais antigas da Colônia, Pouco depois, os jesuítas escalam a Serra do Mar, chegam ao Planalto de Piratininga e constroem um colégio destinado à catequização dos índios locais. As primeiras casas aparecem e, em 1560, São Paulo de Piratininga deixa de ser um povoado e é reconhecida pela Coroa como Vila, mas só em 1711 é elevada à categoria de Cidade. Daqui até o final do século XVIII, o desenvolvimento de São Paulo é bem pequeno. O fracasso do plantio da cana (comparado ao Nordeste), a agricultura de subsistência, a falta de mão-de-obra e as viagens de reconhecimento dos bandeirantes ao interior do País, limitaram as finanças locais. Daí, o café mudou a História. Foi com café que os paulistas alimentaram a economia e São Paulo passou a ter destaque nacional. Com a expansão cafeeira vieram a urbanização, as estradas de ferro, o aumento na oferta de trabalho e os imigrantes.
O fluxo imigratório ocorrido em São Paulo, diferentemente do resto do Brasil, não teve características colonizadoras. Primeiramente, no período de ocupação, apenas índios nativos, jesuítas e poucos colonos portugueses habitavam terras paulistas. Mais tarde, a chegada de escravos africanos completa a mistura que originou parte da população inicial e marca a identidade dos muitos cafuzos, mulatos e mamelucos que fazem parte da cultura tradicional paulista ("caipira"), presente no interior do Estado até hoje.
A urgência de mão-de-obra nas lavouras de café abriu as portas para os imigrantes: espanhóis, poloneses, japoneses, alemães, libaneses e vários outros chegam à chamada "Terra das Oportunidades". Essa fusão de etnias, raças e culturas aumenta com o processo migratório, mais acentuado entre 1920 e o final dos anos 50. Milhares de pessoas, de todas as partes do País, atraídas pelos mais diversos motivos, contribuíram bastante com a miscigenação que caracteriza o Estado e, principalmente, sua Capital.
Relações internacionais:
As cidades-irmãs da cidade de São Paulo estão regulamentadas através da lei nº 14 471/2007.[120]
Amman, Jordânia
Assunção, Paraguai
Bucareste, Romênia
Buenos Aires, Argentina
Cluj-Napoca, Romênia
Chicago, Estados Unidos
Coimbra, Portugal
Córdoba, Espanha
Funchal, Portugal
Góis, Portugal
Hamburgo, Alemanha
Havana, Cuba
Mendoza, Argentina
Milão, Itália
La Paz, Bolívia
Leiria, Portugal
Lisboa, Portugal
Luanda, Angola
Montevidéu, Uruguai
Santiago, Chile
Toronto, Canadá
Damasco, Síria
Macau, China
Naha, Japão
Ningbo, China
Osaka, Japão
Pequim, China
Póvoa de Varzim, Portugal
Santiago de Compostela, Espanha
Seul, Coreia do Sul
Tel Aviv, Israel
Yerevan, Armênia
Cultura: São Paulo é considerado polo cultural no Brasil, tendo-se consolidado como local de origem de toda uma série de movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX. Apesar de tradicionalmente rivalizar com o Rio de Janeiro o status de sede das principais instituições culturais do país, é em São Paulo que existe o maior mercado para a cultura, tendo hoje se consolidado como uma das principais capitais culturais do Brasil e da América Latina.
A cultura da cidade de São Paulo foi largamente influencidada pelos diversos grupos de imigrantes que ali se estabeleceram, principalmente italianos. São Paulo possui uma ampla rede de teatros, casas de show e espetáculo, bares e grandes eventos culturais como a Bienal de São Paulo e a Virada Cultural. Instituições de ensino, museus e galerias de arte não raro empregam superlativos em suas descrições (sedia, por exemplo, a maior universidade pública do país - a Universidade de São Paulo - a maior universidade privada - a Universidade Paulista - e a maior casa de espetáculos do país, o Credicard Hall).
Na cidade, são celebrados festivais relacionados aos grupos de imigrantes, com os Matsuri (festivais de cultura japonesa). Destes, destacam-se: o Tanabata Matsuri. (七夕祭り, "Festival do Tanabata"), relacionado à comemoração do Tanabata, e realizado desde 1979, o Nikkey Matsuri (ニッケイ祭り, "Festival do Nikkey"), o Mochitsuki Matsuri (餅つき祭り, "Festa do Mochi Batido") e o Bunka Matsuri (文化祭り, "Festival da Cultura").
Artes cênicas e museus
Episódios relevantes na história das artes cênicas no Brasil aconteceram na cidade de São Paulo. Verifica-se na cidade tanto um cenário de teatro de vanguarda como de um teatro tradicional. Três instituições revelaram-se importantes na cidade, ao longo do século XX: primeiramente o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), depois o Teatro de Arena e finalmente o Teatro Oficina.
Por ter feito parte da história política e econômica do Brasil, São Paulo é praticamente um museu a céu aberto, com bairros e edifícios de incalculável valor histórico. A cidade possui uma enorme variedade de museus e galerias de arte, que possuem acervos dos mais variados estilos, da arte sacra a moderna, além de curiosidades sobre ciência, política, religião, entre outros temas. Entre os museus mais famosos da cidade estão Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu do Ipiranga, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras instituições de renome. Também abriga um dos cinco maiores parques zoológicos do mundo, o Parque Zoológico de São Paulo.
Literatura
A literatura na cidade de São Paulo começa com a chegada dos missionários da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas, no início do século XVI. Eles escreveram relatórios à coroa portuguesa sobre as terras recém-encontradas e sobre os povos nativos, compondo poesias e músicas para o catecismo. Os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta são considerados os fundadores da capital paulista. Durante o século XIX a cidade teve grandes nomes da literatura como o escritor Álvares de Azevedo, representante da fase ultrarromântica do Romantismo. Porém, os escritores paulistanos só atingem independência cultural e projeção nacional no início do século XX, com o movimento modernista brasileiro, principalmente após a realização da Semana de Arte Moderna em 1922.
Durante o período modernista surgiram importantes escritores da literatura brasileira como Mário de Andrade e Oswald de Andrade, responsáveis pela introdução do modernismo no Brasil e produtores de uma extensa e importante obra literária, dramatúrgica e crítica para a cultura brasileira. Com o poema urbano "Pauliceia desvairada", Mário de Andrade estabeleceu o movimento modernista no Brasil. O romance Macunaíma, com a sua abundância de folclore brasileiro, representa o ápice da prosa nacionalista no modernismo através da criação de um anti-herói nacional. A poesia experimental de Oswald de Andrade, a prosa de vanguarda, em especial o romance "Serafim Ponte Grande" (1933), e manifestos provocativos que exemplificavam a quebrar do movimento com a tradição. Artistas e escritores modernistas escolheram o Teatro Municipal de São Paulo para lançar seu manifesto modernista. O local passou a ser um bastião da cultura europeia com a Ópera e apresentações de música clássica trazidas da Alemanha, França, Áustria e Itália. Foi importante para eles escolher o Teatro Municipal como ponto de partida, porque a alta sociedade que frequentava o local negavam suas raízes brasileiras por falar línguas como o francês apenas na casa de ópera. Além disso, os frequentadores se comportavam como se o resto do Brasil, e a própria cultura brasileira, não importasse ou não existisse. Ambos os autores foram influentes escritores da escola modernista: Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Música
A cidade tem uma cena musical fervilhante, com diversas vertentes musicais sendo representadas. No samba, a cidade possui nomes de renome como Adoniran Barbosa, cujos sucessos mais lembrados são Saudosa Maloca e Trem das Onze, e os Demônios da Garoa, grupo de samba da década de 1940 ainda em atividade considerado o "Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade".
O município foi o berço de várias bandas de rock nas décadas de 1960, 1970 e 1980, como os Os Mutantes, uma banda de rock psicodélico que liderou o caminho no cenário musical da música experimental, cujo sucesso é por vezes relacionado com o de outros músicos da Tropicália, mas com um estilo musical e ideias próprias. No final do governo militar no início dos anos 1980 a banda Ultraje a Rigor surgiu na cidade. Eles jogaram um estilo simples e irreverente do rock. As letras representavam as mudanças na sociedade e na cultura que não apenas São Paulo, mas em toda a sociedade brasileira. As cenas pós-punk e garagem tornaram-se fortes na década de 1980, talvez associada com o cenário sombrio de desemprego e de poucas perspectivas reais do ponto de vista da juventude da época. Exemplos de bandas provenientes deste movimento incluem Ira!, Titãs, Ratos de Porão e Innocentes. Na década de 1990, drum & bass tornou-se um outro movimento musical em São Paulo, com artistas como DJ Marky, DJ Patife, XRS, Drumagick e Fernanda Porto. Muitas bandas de heavy metal também se originaram na cidade, como Angra, Torture Squad, Korzus e Dr. Sin. Muitas culturas "alternativas" de São Paulo se misturam em um pequeno shopping apelidado de Galeria do Rock, que inclui lojas que atendem a uma ampla gama de nichos alternativos. Em 2011, foi confirmada a versão brasileira do festival Lollapalooza, que será sediada no Jockey Club paulistano nos dias 7 e 8 de abril de 2012. Por seu aspecto urbano, a cidade cada vez mais se renova musicalmente, aceitando os diversos ritmos musicais oriundos de todas as partes do país. São Paulo também é um dos principais centros de música erudita do Brasil, sendo local de nascimento de compositores internacionalmente reconhecidos como Osvaldo Lacerda e Amaral Vieira, e palco durante o ano todo de apresentações de concertos e óperas em suas diversas salas, como a Sala São Paulo, o Teatro Municipal de São Paulo (palco da Semana de Arte Moderna de 1922, considerada marco de início da arte moderna no Brasil), o Teatro São Pedro e o Teatro Alfa. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) é considerada o melhor conjunto sinfônico da América Latina. A cidade também é muito influente no movimento hip-hop (break, grafite e rap), sendo que, no Brasil, os maiores expoentes dessa vertente cultural estão em São Paulo e seu entorno. Também é forte a presença da música eletrônica, com diversas raves e festas, como o Skol Beats, Nokia Trends, Spirit of London, entre outras.
Mídia
São Paulo é um dos principais centros de comunicação do Brasil e da América Latina, por reunir em seu território a sede de vários grandes grupos de comunicação. Dois dos jornais mais influentes do país são publicados na cidade, ambos com reputação internacional: a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo (o jornal mais antigo da cidade ainda em circulação). A Folha de S. Paulo é um dos jornais mais lidos e reconhecidos no país, sendo o segundo maior jornal de circulação do Brasil, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), com uma circulação média diária de 294 498 exemplares, em 2010. Outros importantes jornais são o Diário de São Paulo, Agora São Paulo e o Jornal da Tarde.
No campo da televisão, a cidade foi pioneira com a criação da primeira emissora do país, a TV Tupi, pelo empresário Assis Chateaubriand, em setembro de 1950. Desde então, várias outras emissoras desenvolveram-se na cidade e ganharam projeção nacional, como foi o caso do SBT, da Rede Bandeirantes (pertencente ao Grupo Bandeirantes), Rede Record, Rede Gazeta, RedeTV! e a TV Globo São Paulo (antiga TV Paulista), todas com sede na região metropolitana de São Paulo.
A cidade também foi pioneira em publicidade, sendo que nela foi instalada a primeira agência de publicidade do país, chamada "A Eclética", em 1914. Atualmente, o município é um grande centro publicitário nacional e internacional. São Paulo também concentra um grande número de editoras que produzem algumas das principais publicações do Brasil. Entre elas destaca-se a Editora Abril, que publica atualmente 54 títulos, com circulação de 188,5 milhões de exemplares, em um universo de quase 28 milhões de leitores e 4,1 milhões de assinaturas, sendo a maior do segmento na América Latina. Entre as principais publicações da editora está a Revista Veja, a revista com maior tiragem do país.
Esportes
A cidade sedia eventos esportivos de importância nacional e internacional, como o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, realizado no Autódromo de Interlagos, o São Paulo Indy 300, evento que faz parte da IndyCar Series e é realizado no Circuito Anhembi,[243][244] e o Aberto de São Paulo de Tênis, realizado no Complexo de Tênis do Parque Villa-Lobos. Também realiza-se na cidade a tradicional Corrida de São Silvestre, prova pedestre disputada desde 1925, todo dia 31 de dezembro, pelas ruas do centro. Entre as corridas de rua tradicionais, destacam-se, também, as provas São Paulo Classic, com cerca de 12 mil participantes e Run Américas com 25 mil participantes em São Paulo num evento que acontece simultaneamente em diversas cidades da América Latina: São Paulo, Lima, Caracas, Bogotá, Cidade do México, Santiago e Buenos Aires num evento que no total reúne 120 mil pessoas nessas 9 cidades.
São Paulo recebeu jogos da Copa do Mundo FIFA de 1950, foi sede de Jogos Pan-Americanos de 1963 e foi uma das sedes do Mundial Interclubes de 2000. Também foi sede do Campeonato Mundial de Basquetebol Feminino de 1983 e 2006, de Vôlei Feminino em 1994, de uma das etapas do Concurso Mundial de Saltos da FEI (Federação Equestre Internacional) em 2007 e será cidade-sede dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014. A cidade conta também com um Jockey Club, onde a primeira corrida aconteceu em 29 de outubro de 1876, no Hipódromo da Mooca, na rua Bresser. Com dois cavalos inscritos na primeira corrida, Macaco e Republicano, inauguraram as raias instaladas nas colinas da Mooca. Republicano era o favorito, mas Macaco levou o Primeiro Prêmio da Província.
O município é sede de três grandes clubes brasileiros de futebol: Corinthians, Palmeiras (fundado por italianos) e São Paulo FC. Além do chamado "Trio de Ferro", ainda conta com outras agremiações futebolísticas, como a Portuguesa de Desportos, o Juventus e o Nacional. A cidade conta com cinco grandes estádios:
Morumbi, do São Paulo FC, o maior estádio de futebol de São Paulo, com capacidade para 73 501 pessoas;Pacaembu, estádio municipal, onde jogam todos times paulistas, com destaque para o Corinthians, com capacidade para cerca de 37 mil pessoas;
Estádio Universitário, da USP, com capacidade para cerca de 30 mil pessoas;
Estádio Palestra Itália, da S.E. Palmeiras com capacidade para 28 599 pessoas e que passa atualmente por reforma para ampliação;
Estádio do Canindé, da Portuguesa de Desportos, à beira do rio Tietê, com capacidade para 19 717 pessoas.
Novo estádio do Sport Club Corinthians Paulista (em construção) do Corinthians Paulista, localizado em Itaquera, zona leste da cidade, com capacidade planejada para 48 mil pessoas.
Além destes, conta com estádio menores como o Estádio Conde Rodolfo Crespi - popularmente conhecido como Estádio da Rua Javari - (do Clube Atlético Juventus), o Estádio Nicolau Alayon (do Nacional) e o Parque São Jorge (do Corinthians). Conta também com diversos ginásios de vôlei e basquete (Ibirapuera, Esporte Clube Pinheiros, Clube Hebraica e Paulistano), quadras de tênis, e muitas outras arenas esportivas, como o Estádio do Ibirapuera, destinado principalmente ao atletismo.
Culinária: Virado, cuscuz, moqueca indígena, afogado. A cozinha paulista tem uma tradição iniciada nos primórdios da colonização do Brasil, oferecendo uma grande variedade de opções, oriundas, como tudo em São Paulo, da mescla cultural dos diversos povos que construíram essa terra de progresso e gente guerreira.
Recheada com as mais variadas culturas, sotaques e tradições, a gastronomia paulista agrega fatores diferenciados entre a capital, o litoral e o interior. Claramente influenciada pelo mar, a culinária caiçara abusa de elementos da cultura portuguesa (bolinhos, caldeiradas, ensopados). No interior, encontra-se a tradição "caipira", evidente nos costumes afro-indígenas misturados aos hábitos portugueses e à culinária dos tropeiros - que, apesar de ter praticamente desaparecido, ainda sobrevive em pratos típicos como a mandioca frita, o arroz carreteiro e o feijão gordo. Ainda no interior, próximo às divisas, surge influência dos costumes culinários de outros Estados, como com o churrasco e o chimarrão do Mato Grosso do Sul ou com o feijão tropeiro de Minas Gerais. Alguns lugares chamam atenção, como Barretos, que exalta a culinária típica dos tropeiros numa das maiores festas de peão boiadeiro do País e Campos do Jordão, cidade turística que é referência gastronômica no Estado.
É na capital paulistana onde a gastronomia realmente toma proporções mundiais. Toda a bagagem cultural que os imigrantes trouxeram a São Paulo revela-se nos mais variados sabores; burrito, macarrão, sushi ou feijoada, tudo num mesmo quarteirão. Ah, fora o tempero brasileiro, que proporciona uma verdadeira viagem aos quatro cantos do País: tem de tudo, desde o arroz capixaba, moqueca baiana, costelinha de porco com canjica até pato no tucupi do Belém do Pará ou frutas exóticas do Amazonas. E, é claro, o tradicional sabor paulistano - cuscuz, curau, arroz com feijão, picadinho, banana frita, virado, pamonha... Tudo isso num lugar que oferece milhares de restaurantes, especializados em comida típica ou não, a qualquer hora do dia ou da noite.
Não é por acaso que São Paulo é Capital Mundial da Gastronomia.
Seguem os pratos principais do Estado de São Paulo:
Aonde ir?
Turismo
São Paulo destaca-se mais como uma cidade marcada pelo turismo de negócios que pelo turismo recreativo. Grandes redes de hotéis cujo público-alvo é o corporativo estão instaladas na cidade e possuem filiais espalhadas em várias das suas centralidades. Toda a infraestrutura para eventos da cidade faz com que ela seja sede de 75% principais feiras do país. Dentre as principais, estão o Salão do Automóvel de São Paulo, a Couromoda e a Francal, entre outras.
A cidade ainda promove uma das mais importantes semanas de moda do mundo, a São Paulo Fashion Week, sendo um dos principais centros geradores de tendências em moda.
O turismo cultural também possui relevância para a cidade, especialmente quando se têm em vista os vários eventos internacionais que ocorrem na metrópole, como a Bienal de Artes de São Paulo e os vários shows de celebridades estrangeiras que, quando se apresentam no Brasil, escolhem poucas metrópoles.
A cidade possui inúmeras atividades culturais e uma vida noturna que é considerada umas das melhores do país. Há diversos cinemas, teatros, museus e centros culturais, alguns atendendo a parcela de maior poder aquisitivo, outros contemplando mais o público popular, o que leva muitos a dizerem que "sempre há um programa para se fazer em São Paulo". A rua Oscar Freire, de acordo com a Mystery Shopping International, foi eleita uma das oito ruas mais luxuosas do mundo e São Paulo, a 25ª "cidade mais cara" do planeta.
De acordo com a International Congress & Convention Association (ICCA), São Paulo ocupa o primeiro lugar entre as cidades que mais recebem eventos internacionais no Continente Americano e a 12ª posição no mundo, depois de Viena, Paris, Barcelona, Singapura, Berlim, Budapeste, Amsterdã, Estocolmo, Seul, Lisboa e Copenhague.
A diversidade de povos e culturas que construiram a cidade faz também com que a rica gastronomia da região seja por si só um grande atrativo turístico. Essa afirmação pode ser comprovada através da ampla variedade gastronômica da cidade, que abrange mais de 50 tipos de culinária. Durante o 10º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (CIHAT) realizado em 1997, a cidade recebeu o título de "Capital Mundial da Gastronomia" de uma comissão formada por representantes de 43 nações.
Museus e Centros Culturais:
|
Centros Culturais:
Atrações Naturais:
Horto Florestal: O Horto Florestal tem uma história cuja origem se deu em 1896, com a desapropriação do Engenho da Pedra Branca, para instalação do Horto Botânico. O Horto Botânico tornou-se a base para a criação do Serviço Florestal, hoje Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.
Importante espaço de lazer e cultura o Parque Estadual "Albert Löefgren", na Zona Norte da cidade de São Paulo, ocupa área de 174 halqueires. Localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira, o Horto Florestal, como é mais conhecido, conta com palco para eventos, área de piquenique, play ground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga, ainda, o Palácio de Verão do Governo do Estado, além das sedes da Policia Militar e Polícia Florestal do Estado.
Além disso, oferece ao visitante um contato direto com a natureza, através de fauna e flora diversificadas. Fazem parte da paisagem do parque, espécies exóticas (como eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria) e nativas ( como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá). Observam-se, com freqüência, várias espécies animais, como o macaco-prego, tucano, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador.
Os pinheiros plantados em 1896 pelo fundador do parque ainda podem ser vistos no chamado "Arboreto Albert Löefgren", composto por pinheiros-do-brejo. São árvores altas e de folhagem escura, que plantadas em charcos, desenvolvem raízes acima do solo, conforme é possível observar nas ilhas existentes nos lagos. Estes, por sua vez, embelezam a paisagem do parque e são fontes de água para as aves da região e habitat natural dos peixes.
O Museu "Octávio Vecchi", o Museu da Madeira inaugurado em 1931, é conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. As suas amostras de madeira têm entalhes que reproduzem as folhas e frutos das espécies das quais foram extraídas. Peças de charão e móveis artisticamente entalhados completam a coleção do museu, cujo assoalho e forro também se constituem em amostra de madeira. Ao lado do museu está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades, encontra-se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo, entronizada no Horto Florestal, em 1957, pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália.
Endereço: Rua do Horto, 931 - Horto Florestal - Zona Norte - São Paulo - (Metrô Santana).
Horário: De segunda a domingo, das 6h às 18h. -Grátis.
Jardim Botânico: No final do século XIX, a preservação da natureza já era uma questão importante em São Paulo. Em 1893, a administração pública estadual desapropriou uma área de vasta mata nativa, ocupada por chácaras, com o objetivo de proteger a floresta e as nascentes do Riacho do Ipiranga, localizadas na zona sul da cidade.
Até 1917, a região serviu para o abastecimento de água do bairro do Ipiranga. Mas em 1928, o naturalista mineiro Frederico Carlos Hoehne foi convidado pelo Estado para implantar um horto botânico no local. Por um projeto de sua autoria, nasceu o Jardim Botânico de São Paulo, inaugurado na década de 1930.
Atualmente, o Jardim Botânico pertence ao Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo. Sua área de 360 mil m² de mata atlântica abriga 380 espécies de árvores utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como por exemplo, o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores, que vivem livremente pelo lugar.
Entre as atrações, destaca-se o Jardim de Lineu, cuja estrutura paisagística é inspirada no Jardim Botânico de Uppsala, na Suécia. Suas duas estufas são repletas de plantas nativas da mata atlântica e, duas vezes ao ano, acontece uma exposição de bromélias. Outra visita imperdível é ao Orquidário, com mais de 400 diferentes tipos.
Para os que apreciam uma boa caminhada no meio da floresta, há a opção de conhecer a Trilha da Nascente por um deck de madeira suspenso, de 360 m. Ao fim da travessia, chega-se à nascente do Riacho do Ipiranga. A trilha é leve e está adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Já os amantes e estudiosos da botânica encontram na biblioteca uma variedade de 60 mil livros, teses e periódicos especializados em flora. No herbário, estão mais de 300 mil plantas secas catalogadas para estudo.
Há opção de agendar visitas monitoradas ao Jardim Botânico. A duração deste passeio varia de uma a duas horas, dependendo da faixa etária do grupo, e tem preço à parte.
End: Av. Miguel Stéfano, 3031 - Água Funda - Zona Sul - São Paulo
Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h (durante o horário de verão, até às 18h30)
Parque Alfredo Volpi: Este parque fica numa área de 142.000 m² e oferece várias trilhas para caminhadas, onde podem ser observadas variadas espécies de animais e plantas. Há ainda três lagos, que ficam em diferentes níveis e são alimentados por uma nascente natural. Os freqüentadores contam também com uma pista de cooper e um playground.
Endereço - Rua Eng. Oscar Americano, 480 – Morumbi
Parque Burle Marx: O conjunto artístico e paisagístico criado por Burle Marx para compor os jardins da casa foi projetada por Oscar Niemeyer, em 1950. É composto por uma escultura painel de alto e baixo relevo, jardins, espelhos d'água e palmeiras imperiais. A casa nunca foi concluída ou habitada e nos anos 90 foi demolida.
O Burle Marx é um parque contemplativo. O grande atrativo é o verde: 80% do parque é formado por matas. Há trilhas para que os visitantes entrem em contato com a natureza. Espelho d'água, composição de 15 palmeiras imperiais, bicicletário.
Fauna
O parque conta com mais de 80 espécies, sendo a maioria delas de aves. Destaque para biguás, arcas-brancas, preás, ratões-do-banhado e irerês. No segundo semestre, tempo de crias, o Burle Marx recebe um número maior de aves, muitas delas em sua rota de migração, vindas do hemisfério norte.
Flora
Capoeiras e plantas remanescentes de Mata Atlântica e reflorestamento de eucaliptos.
Endereço - Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 - Campo Limpo
Funcionamento - 7h às 19h
Parque Chico Mendes: A área do Parque pertencia à Chácara Figueira Grande, em São Miguel Paulista, uma das regiões mais carentes de verde da cidade. Essa carência deve-se em grande parte à derrubada de matas e capoeiras para fornecimento de lenha e carvão, matéria-prima utilizada na urbanização da região na década de 1930. O Parque leva o nome de Francisco Mendes Filho - Chico Mendes - seringueiro, sindicalista e ecologista.
Fauna
Espécimes da avifauna silvestre ameaçados pela expansão urbana, tais como corujinha-do-mato, gavião-carijó, sabiá-laranjeira, joão-de-barro e cambacica. Outros animais, como a jararaquinha-do-campo e o gambá-de-orelhapreta, também são encontrados no local. O brejo natural originado das nascentes que formam o curso d'água abriga preás e frangos-d'água. Tilápias, saguis-de-tufo-branco e aves domésticas, como marrecos, patos e gansos.
Flora
Mata remanescente, que protege as nascentes e acompanha o córrego até o lago. Área ajardinada composta por relvados, maciços arbóreos, arbustos ornamentais e árvores frutíferas, ideal para a recreação dos usuários do Parque.
Endereço - Rua Cembira, 1201 - Vila Curuçá Velho
Funcionamento - 7h às 18h
Parque da Aclimação: Possui um lago natural e uma área com muitos eucaliptos. Tem ainda pista de cooper, quadras de vôlei, basquete e futebol. A área total do parque é de 112.200 m².
Endereço - Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação
Parque do Carmo: A área do Parque do Carmo é superior a 15 milhões de m². O parque foi originalmente uma antiga fazenda do século XIX. O bosque tem aproximadamente 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos. Tem churrasqueiras, quiosques, lagos naturais e diversas espécies de animais.
Endereço - Av. Afonso Sampaio Souza, 951 – Itaquera
Parque Ecológico do Guarapiranga: A Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA inaugurou, em de abril de 1999, o Parque Ecológico do Guarapiranga, para promover a preservação e proteção da fauna e flora no entorno da represa que tem o mesmo nome, além de proporcionar atividades de cunho cultural, ambiental e recreativo aos visitantes, sobretudo aos moradores da região. Com 250,30 hectares de extensão, ocupa 7% dos 28 km no entorno da Represa do Guarapiranga, constituindo uma proteção contra invasões e ocupações ilegais.
Desde o projeto, o Parque é inteiramente planejado para causar o mínimo dano ao meio ambiente. A passarela que dá acesso aos seus principais edifícios, com 500 metros de extensão, é totalmente suspensa, para evitar impacto no solo, as janelas dos edifícios são grandes, para privilegiar o uso da luz solar, e mesmo as cortinas são feitas de papel reciclado.
Aliás, esse tipo de criação pode ser aprendido em uma das muitas oficinas oferecidas semanal e gratuitamente. Uma delas ensina a transformar material reciclável, de papelão a "pet" de refrigerante, em artesanato, como vasos com plantas artificiais, "origami", porta-retratos.
Do Infocentro à Brinquedoteca, do Museu do Lixo ao Programa de Educação Ambiental e do Anfiteatro ao Salão Oval, o Parque Ecológico do Guarapiranga proporciona aos visitantes atividades diversas em meio à vegetação nativa, replantada e remanescentes de Mata Atlântica.
Endereço - Estrada da Riviera, 3.286
Bairro da Riviera Paulista, Zona Sul da Capital
Parque Ecológico do Tietê: O Parque Ecológico do Tietê - Núcleo Engenheiro Goulart, inaugurado em 1982, atende aos moradores da Zona Leste, com 4,5 milhões de habitantes.
Ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados, que vai desde a Barragem da Penha e São Miguel Paulista ao município de Guarulhos. Ele serve de bacia de acumulação de água do Rio Tietê para que não haja enchentes na Marginal.
Considerado uma das grandes reservas ambientais do Estado, também é um grande laboratório de educação e cultura em relação ao Meio Ambiente, sem descuidar de sua finalidade, que é a preservação da Várzea do Rio Tietê.
O Parque conta com o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, Biblioteca, e o Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais (apreendidos pelo Ibama, Polícia Florestal ou doados pela população).
O governo do Estado iniciou, em 2004, obras de revitalização do Parque Ecológico do Tietê. No lançamento do programa, foram plantadas 500 árvores marcando a inauguração do Bosque da Diversidade.
Dentro do programa de revitalização já foram concluídos: a recuperação da trilha de caminhada e dos campos de futebol; ampliação do Museu do Tietê; construção de novos quiosques com churrasqueiras, coreto, mesas c/ tabuleiro de xadrêz, sanitários, playground's, áreas de ginastica; reforma do conjunto aquatico, das lanchonetes, das quadras poliesportivas, do casarão para a o Centro de Apoio ao Idoso, do Centro de Recepção de Animais Silvestres, que passou a se chamar Orlando Villas Boas. Prevê ainda a ampliação da área de lazer até a barragem da Penha.
Endereço - Rua Guirá Acangatara, 70 - Engenheiro Goulart
Parque Estadual da Cantareira: Localizado ao lado do Horto Florestal, o Parque da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada dentro de uma região metropolitana. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de mata atlântica (www.ambiente.sp.gov.br). O parque assegura a proteção de seus mananciais, além de abrigar diversas espécies animais ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Também possui diversas espécies vegetais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás.
Endereço - Rua do Horto, 931 – Tremembé
Parque Estadual do Jaraguá: O Parque Estadual do Jaraguá, com aproximadamente 5 mil hectares de área, constitui uma das últimas vegetações remanescentes da mata atlântica em áreas urbanas da cidade de São Paulo, o que representa grande importância histórica, estética, recreacional, econômica e ambiental.
Conhecido por ser o ponto mais alto da região metropolitana, o Parque Estadual do Jaraguá tem diversas trilhas que levam ao Pico de 1.135 metros de altitude e ao mirante, onde a vista privilegiada da cidade e arredores já vale o passeio. Ao longo das trilhas, é possível observar além de lagos e nascentes, animais silvestres em seu habitat natural.
É um parque urbano, que figura entre um dos mais representativos deste gênero no Brasil. Criado em 1961 e tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994, possui significado histórico, tendo se constituido em foco de várias representações sociais paulistas. Hoje costuma ser mais lembrado por portar várias antenas de televisão em seu pico, sem isso significar a perda de sua beleza, pois ainda é um dos cartões postais da cidade e ponto referencial do paulistano.
O Parque foi criado em 1961 e tem atividades para adultos e crianças. São churrasqueiras, quadras, playgrounds, albergue, lanchonete, pavilhão e anfiteatro a disposição do visitante. É possível chegar ao Pico do Jaraguá de carro pela estrada turística.
Parque Luis Carlos Prestes: O Parque foi criado a partir de um espaço livre proveniente do loteamento Jardim Rolinopolis. Antes de sua implantação já existia no terreno um pequeno playground, ponto de partida para a criação do Parque. Inaugurado em 1990, leva o nome de Luis Carlos Prestes, que integrou o movimento tenentista.
Fauna
A predominância é de aves, sendo algumas espécies características da mata, como tucano-de-bico-verde, coruja-orelhuda, choca-da-mata, viúva, sabiá-una e tié-preto, e outras de ambientes abertos e semi-abertos, como alma-de-gato, sabiá-laranjeira, sanhaço, tico-tico e rolinha-caldo-de-feijão. Há apenas uma espécie de mamífero silvestre - o gambá-de-orelha-preta - e alguns répteis inofensivos ao homem, como lagartos calangos e cobras não venenosas - dormideira e falsa-coral.
Flora
O projeto paisagístico do Parque considerou da maior importância a preservação da mata existente, motivo pelo qual os equipamentos de lazer e as edificações foram adequados à vegetação nativa, formada por gramados, jardins e capoeiras espalhados pelos platôs entre encostas de morro. Privilegiou-se principalmente a preservação das capoeiras originais, onde se destacam árvores como pau-jacaré, quaresmeira, sibipiruna, manacá-da-serra e cuvitinga.
Endereço - Rua João Della Manna, 665 - Jardim Rolinópolis/ Butantã
Funcionamento - 7h às 18h
Parque Piqueri: A antiga Chácara do Piqueri, que deu origem ao Parque, foi implantada em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo. Situada junto à foz do ribeirão do Tatuapé, constituía-se de uma casa sede, pomar, granja, área para criação de diversos animais como búfalos, lhamas e veados, além de uma fábrica de queijos e uma área destinada às Indústrias Matarazzo. Foram plantadas mais de 50 espécies de árvores nativas e exóticas, procurando-se observar aquelas que melhor se aclimatavam em São Paulo. Em 1954, uma parte da chácara foi vendida e, em 1976, a área foi definitivamente incorporada ao patrimônio municipal.
Fauna
Como na maioria dos parques da cidade, há diversos tipos de aves. Destacam-se as espécies aquáticas silvestres, como o socó-dorminhoco, a garça-branca-grande e o martim-pescador, que beneficiam-se da grande quantidade de peixes do lago do Parque. São encontradas também aves migratórias atraídas pela oferta de alimento e abrigo. Diversas espécies de passarinhos, como cardeais, sabiás-laranjeira, sabiá-branco, bem-te-vis, tico-ticos, além da coruja-orelhuda, pica-pau, alma-de-gato e urubu. No lago existem peixes e répteis como, por exemplo, a cobra-de-duas-cabeças.
Flora
No Parque predominam os canteiros com espécies arbustivas e herbáceas ornamentais, bosques implantados, alamedas e gramados. São áreas reflorestadas com eucaliptos, uma belíssima alameda de sibipirunas e um bosque com árvores nativas como palmeiras, paineiras e alecrins-de-campina, e exóticas como bambus e espatódeas.
Endereço - Rua do Tuiuti, 515 - Tatuapé
Funcionamento - 6h às 18h
Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon): O Parque foi criado sobre uma floresta exuberante e depois remodelado com a introdução de várias espécies exóticas. Por essa razão, há nele algumas árvores antigas de tamanho gigantesco como cedro e pau-ferro, árvores nativas que originalmente cobriam toda a região. É uma floresta heterogênea composta por gigantescas espécies de árvores que atingem diâmetro de tronco superior a um metro, como a sapopemba, o jequitibá-branco e o jatobá. São encontrados ainda no Parque tapiá-guaçú, palmito, jatobá, sapucaia, açoita-cavalo, bico-de-pato, chichá, pau-de-tucano, vinheiro e jequitibá-branco.
Fauna
Há no Parque micro-habitats onde podem ser encontradas diversas espécies de insetos e aves, principalmente silvestres. É um dos poucos lugares dessa região da cidade que propicia condições para a reprodução de aves como rolinha, periquito, pica-pau, joão-de-barro, bem-te-vi, sabiá-laranjeira, entre outras. Mamíferos que eram habitantes comuns da mata original, como os caxinguelês (esquilos), foram introduzidos e hoje são motivos de atração para os freqüentadores do Parque.
Endereço - Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César
Funcionamento - 7h às 19h
Parques da Cidade: A cidade de São Paulo abriga 32 parques municipais que servem como áreas de lazer e descanso para quem busca refúgio dentro da capital. Entre esses parques, 14 deles possuem lagos que, além da estética, têm papel importante na cidade por amenizarem os riscos de enchentes, auxiliando na drenagem das águas, e também por contribuem para aumentar a umidade reativa do ar para fauna e flora diversificada.
O Parque da Luz, mais antigo da cidade, trouxe de volta 100 anos de história com a recente reforma de seu coreto, que em 1901 era ponto de encontro da sociedade da época, sendo palco de festas, peças teatrais, balés e eventos públicos. Cronistas apontavam o espaço como o parque mais popular da cidade.
Hoje, o mais freqüentado e completo de São Paulo é o Parque do Ibirapuera, que oferece playgrounds, quadras, ciclovia, pista de cooper, bosque de leituras, viveiro, escola de jardinagem, museu, planetário, espaço para eventos, um lago com várias espécies de peixes e abriga mais de 100 espécies de aves.
Só a Zona Sul da cidade abriga outros 10 parques, dentre eles o da Aclimação que se destaca por receber shows de música, dança e teatro; e o Parque do Trianon, que em plena avenida Paulista oferece ginástica aos domingos e durante a semana programações para grupos da terceira idade; e o Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga, que conta com belíssimos jardins europeus cercados por fontes.
Para quem estiver no bairro do Morumbi, os parques Burle Marx e Alfredo Volpi são os mais próximos e oferecem áreas para lazer e descanso para freqüentadores. A cobertura vegetal da cidade corresponde a 21% de seu território, segundo dados do Atlas Ambiental de São Paulo.
A cidade conta ainda com os parques do Carmo, Guarapiranga, Anhanguera, Lions Club, Rodrigo de Gáperi, Santa Amélia, Chico Mendes, São Domingos, Jardim Felicidade, Cidade de Toronto, Chácara das Flores, Raul Seixas, Piqueri, Vila Guilherme, Vila dos Remédios, Luís Carlos Prestes, Raposo Tavares, Cemucam, dos Eucaliptos, Nabuco, Parque Lina e Paulo Raia, Severo Gomes e Buenos Aires, além da Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos.
Restaurantes:
Bares e Cafés
Lapinha
R. Coriolano, 336 - Vila Romana
Fone: (11) 3672-7191
Genial
Rua Girassol, 374 - Vila Madalena
Fone: (11) 3812-7442
José Menino
Rua Aspicuelta, 596 - Vila Madalena
Fone: (11) 3817-5621
Salve Jorge
Rua Aspicuelta, 544 - Vila Madalena
Fone: (11) 3815-0705
Bistrô
Grand Cru Moema
Alameda dos Nhambiquaras, 614 - Moema
Fone: (11) 3624-5819
Choperias e Cervejarias
Cervejaria Patriarca
R. Mourato Coelho, 1059 - V. Madalena
Fone: (11) 3816-2280
Universidade da Cachaça
R. Iaiá, 83 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3167-0461
Pizzarias
A Tal da Pizza
R. Dr. Mário Ferraz, 351 - Jd. Europa
Fone: (11) 3079-3599
Alho no Azeite
Av. Luís Dumont Villares, 717 - Jd. São Paulo
Fone: (11) 6972-0222
Avanhandava 34
R. Avanhandava, 25Fone: (11) 3231-0033
Bendita Hora
R. Vanderlei, 795 - Perdizes
Fone: (11) 3862-0622
Bonde Paulista
R. Oscar Freire, 1597 - Cerqueira César
Fone: (11) 3082-2668
Brascatta
R. Passo da Pátria, 1685 - Alto da Lapa
Fone: (11) 3835-5159
Bráz
R. Vupabussu, 271 - Pinheiros
Fone: (11) 3037-7975
Carcamano
R. Pedroso Alvarenga, 1127 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-0003
I Vitelloni
R. Cde. Sílvio Álvares Penteado, 31 - Pinheiros
Fone: (11) 3819-0735
Margherita
Al. Tietê, 255 - Cerqueira César
Fone: (11) 6014-3000
Oficina de Pizzas
R. Purpurina, 517 - V. Madalena
Fone: (11) 3816-3749
Oficina de Pizzas
R. Inácio Pereira da Rocha, 15 - V. Madalena
Fone: (11) 3813-8389
Primo Basílico
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1864 - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3083-6421
Quintal do Bráz
R. Gandavo, 447 - V. Mariana
Fone: (11) 5082-3800
Speranza
R. 13 de Maio, 1004 - Bela Vista
Fone: (11) 3288-3502
Veridiana
R. Da. Veridiana, 661 - Higienópolis
Fone: (11) 3120-5050
Via Blu
R. Lopes Neto, 247 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-8868
Restaurantes – Cantinas
Arancini
R. João Carlos da Silva Borges, 1211 - Granja Julieta
Fone: (11) 5641-9774
Buttina
R. João Moura, 976 - Pinheiros
Fone: (11) 3083-5991
Cantina do Magrão
R. Agostinho Gomes, 2996 Fone: (11) 6161-6649
Carlino
R. Epitácio Pessoa, 85 - Centro
Fone: (11) 3258-5055
Famiglia Mancini
R. Avanhandava, 81Fone: (11) 3256-4320
Il Cacciatore
R. Sto. Antônio, 855 - Bela Vista
Fone: (11) 3120-5119
Il Sogno di Anarello
R. II Sogno di Anarello, 58 - V. Mariana
Fone: (11) 5575-4266
Innominato Osteria
R. Joinville, 561 - V. Mariana
Fone: (11) 5571-9839
Jardim de Napoli
R. Dr. Martinico Prado, 463 - Higienópolis
Fone: (11) 3666-3022
La Pasta Gialla
R. Pedroso de Alvarenga, 528 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-1472
La Pergoletta
R. Itapura, 1478 - Tatuapé
Fone: (11) 6192-3330
Lellis
R. Peixoto Gomide, 1635 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3083-3588
Lellis Trattoria
Al. Campinas, 1615 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3885-2698
Mamarana
R. Pará, 196 - Higienópolis
Fone: (11) 3661-8799
Pasquale
R. Amália de Noronha, 167 - Pinheiros
Fone: (11) 3081-0333
Pátio do Colégio
R. Roberto Simonsen, 122Fone: (11) 3107-4205
Roperto
R. 13 de Maio, 634 - Bela Vista
Fone: (11) 3288-2573
Vino!
R. Prof. Tamandaré de Toledo, 51 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-6442
Restaurantes – Churrascarias
Baby Beef Rubaiyat
Al. Santos, 86 - Paraíso
Fone: (11) 3141-1188
Baby Beef Rubaiyat
Av. Brig. Faria Lima, 2954 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-9488
Barbacoa
R. Dr. Renato Paes de Barros, 65 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3168-5522
Bassi
R. 13 de Maio, 668 - Bela Vista
Fone: (11) 3288-7045
Boizão Grill
R. Pedro Vaz de Campos, 33 - Pari
Fone: (11) 6291-3536
Costela Nobre de Moema
Av. dos Imarés, 758 - Moema
Fone: (11) 5543-1323
Dinho's
Al. Santos, 45 - Paraíso
Fone: (11) 3016-5333
Dr. Tchê La Parrilla de La Villa
R. França Pinto, 489 - V. Mariana
Fone: (11) 5575-9625
Fogo de Chão (Bandeirantes)
Av. Bandeirantes, 538 - V. Olímpia
Fone: (11) 5056-1795
Fogo de Chão (Moreira)
Av. Moreira Guimarães, 964 - Moema
Fone: (11) 5056-1795
Fogo de Chão (Santo Amaro)
Av. Santo Amaro, 6824 - Sto. Amaro
Fone: (11) 5524-0500
Grill Hall Prazeres da Carne
R. Pedro de Toledo, 1361 - V. Clementino
Fone: (11) 5572-0018
Jardineira Grill
Av. dos Bandeirantes, 1001 - V. Olímpia
Fone: (11) 3845-0299
Leôncio
R. Girassol, 284 - V. Madalena
Fone: (11) 3812-7309
OK
Pça. Bento de Camargo Barros, 172 - Bom Retiro
Fone: (11) 3311-7070
Outback Steekhouse
Av. Rebouças, 3970 (Shopping Eldorado) - Pinheiros
Fone: (11) 2197-6385
Ponteio Grill
Av. Imperatriz Leopoldina, 1925 - V. Leopoldina
Fone: (11) 3832-4060
Rodeio
R. Haddock Lobo, 1498 - Cerqueira César
Fone: (11) 3474-1333
Varanda Grill
R. Gen. Mena Barreto, 793 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3887-8870
Vento Haragano
Fone: (11) 3083-4265
Villa Alvear
R. Canário, 408 - Moema
Fone: (11) 5051-1628
Villa's
Av. Guilherme, 33/ Marg. Tietê - V. Guilherme
Fone: (11) 6905-2644
Restaurantes - Comida Alemã
Bierquelle
R. Pascal, 608 - Campo Belo
Fone: (11) 5093-4327
Die Meister Stube
R. Br. do Triunfo, 1213 (Clube Kolpinghaus) - Campo Belo
Fone: (11) 5536-4982
Weinstube
R. José Guerra, 130 (Centro Empresarial Club Transatlântico) - Chác. Sto. Antônio
Fone: (11) 2133-8600, r. 612
Restaurantes - Comida Árabe / Síria
Arábia
R. Haddock Lobo, 1397 - Cerqueira César
Fone: (11) 3061-2203
Baalbeck
Al. Lorena, 1330 - Cerqueira César
Fone: (11) 3088-4820
Brasserie Victoria
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 545 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3845-8897
Casa Garabed
R. José Margarido, 216 - Santana
Fone: (11) 6976-2750
Farabbud
Al. dos Anapurus, 1253 - Moema
Fone: (11) 5054-1648
Folha de Uva
R. Bela Cintra, 1435 - Cerqueira César
Fone: (11) 3062-2564
Miski
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1690 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3884-3193
Nur
R. Tupi, 792 - Higienópolis
Fone: (11) 3666-4992
Tâmara Café
Al. Santos, 1518, lj. 70 - Cerqueira César
Fone: (11) 3288-1248
Tenda do Nilo
R. Cel. Oscar Porto, 638 - Paraíso
Fone: (11) 3885-0460
Restaurantes - Comida Brasileira / Regional
Badejo
Al. dos Jurupis, 813 - Moema
Fone: (11) 5055-0238
Bananeira
R. Marechal Hastinfilo de Moura, 417 - Morumbi
Fone: (11) 3502-4635
Bargaço
R. Oscar Freire, 1189 - Cerqueira César
Fone: (11) 3085-5058
Barra Baiana
R. Traipu, 156 - Perdizes
Fone: (11) 3666-5565
Bolinha
Av. Cidade Jardim, 53 - Jd. Europa
Fone: (11) 3061-2010
Brasil a Gosto
R. Prof. Azevedo do Amaral, 70 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3086-3565
Soteropolitano
R. Fidalga, 340 - V. Madalena
Fone: (11) 3034-4881
Tordesilhas
R. Bela Cintra, 465 - Cerqueira César
Fone: (11) 3107-7444
Restaurantes - Comida Chinesa
China Lake
R. Mal. Deodoro, 525 - Alto da Boa Vista
Fone: (11) 5524-7921
Forbidden City
Av. Roque Petroni Jr., 1089 (Piso Lazer) (Morumbi Shopping) - Morumbi
Fone: (11) 5181-4748
Haudy
R. Dom Armando Lombardi, 490 - Jd. Guedala
Fone: (11) 3473-5620
Hi Pin Shan
R. Dr. Ivo Define Frasca, 99 - V. Olímpia
Fone: (11) 3849-1191
Hi Pin Shan
R. Padre Chico, 190 - Perdizes
Fone: (11) 3675-2270
Jardim de Lótus
Al. dos Pamaris, 42 - Moema
Fone: (11) 5532-1357
Ton Hoi
Av. Prof. Francisco Morato, 1484 - Caxingui
Fone: (11) 3721-3268
Restaurantes - Comida Contemporânea
Alucci Alucci
R. Vitório Fasano, 35 - Cerqueira César
Fone: (11) 3086-1252
Boa Bistrô
R. Pe. João Manuel, 950 - Cerqueira César
Fone: (11) 3082-5709
Brooklyn
R. Baltazar Fernandes, 54 - Brooklin
Fone: (11) 5533-4999
Cantaloup
R. Manuel Guedes, 474 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-3445
Carlota
R. Sergipe, 753 - Higienópolis
Fone: (11) 3661-8670
Chakras
R. Dr. Melo Alves, 294 - Cerqueira César
Fone: (11) 3062-8813
D.O.M.
R. Br. de Capanema, 549 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3088-0761
Di Bistrot
R. Jacurici, 27 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-9098
Epice
R. Morato Coelho, 885 - Pinheiros
Fone: (11) 3813-3651
Leonnardo Restaurante
Rua Loefgreen, 1400 - Vila Mariana
Fone: (11) 5575-5700
Maní
R. Joaquim Antunes, 210 - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3085-4148
Sal
R. Minas Gerais, 350 - Higienópolis
Fone: (11) 3151-3085
Restaurantes - Comida Coreana
Cho Sun Ok
Av. Aclimação, 502, sblj. - Ed. Aclimação
Fone: (11) 3271-9621
Lua Palace
Av. Armando Ferrentini, 182 - Aclimação
Fone: (11) 3277-7823
Restaurantes - Comida Espanhola
Don Curro
R. Alves Guimarães, 230 - Pinheiros
Fone: (11) 3062-4712
Los Molinos
R. Vasconcelos Drumond, 526 Fone: (11) 6215-8211
Toro
R. Joaquim Antunes, 224 - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3085-8485
Restaurantes - Comida Francesa
Allez, Allez!
R. Wisard, 288 - V. Madalena
Fone: (11) 3032-3325
Chef Rouge
R. Bela Cintra, 2238 - Cerqueira César
Fone: (11) 3081-7539
Eau (Hotel Grand Hyatt)
Av. das Nações Unidas, 13301 - Brooklin
Fone: (11) 6838-3207
Freddy
R. Pedroso Alvarenga, 1170 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3167-0977
Ici Bistrô
R. Pará, 36 - Higienópolis
Fone: (11) 3257-4064
La Brasserie Erick Jacquin
R. Bahia, 683 - Higienópolis
Fone: (11) 3826-5409
La Casserole
Lg. do Arouche, 346 - V. Buarque
Fone: (11) 3331-6283
La Cocagne
R. Campos Bicudo, 129 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-5177
Latelier Michel Darqué
R. Costa Carvalho, 195 - Pinheiros
Fone: (11) 3814-4782
Le Coq Hardy by Pascal Valero
R. Jerônimo da Veiga, 461 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-3344
Le Petit Trou
R. Vupabussu, 71 - Pinheiros
Fone: (11) 3097-8589
Le Vin Bistro
Al. Tietê, 184 - Cerqueira César
Fone: (11) 3081-3924
Lola Bistrô
R. Purpurina, 29 - V. Madalena
Fone: (11) 3034-6407
Marcel
R. da Consolação, 3555 - Cerqueira César
Fone: (11) 3064-3089
P. Verger (Hotel Sofitel)
R. Sena Madureira, 1355, bl. 1 - V. Clementino
Fone: (11) 5087-0800
Paris 6
R. Haddock Lobo, 1240 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3085-1595
Pimentel
R. Tabapuã, 1711 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-7402
Ruella
R. João Cachoeira, 1507 - V. Olímpia
Fone: (11) 3846-6720
Restaurantes - Comida Grega
Acrópoles
R. da Graça, 364 - Bom Retiro
Fone: (11) 3223-4386
Restaurantes - Comida Indiana
Delhi Palace
Av. Juscelino Kubitschek, 1132 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3073-1209
Ganesh
Av. Roque Petroni Jr., 1089 (Piso Lazer) (Morumbi Shopping) - Morumbi
Fone: (11) 5181-4748
Govinda
R. Princ. Isabel, 379 - Brooklin
Fone: (11) 5092-4816
Restaurantes - Comida Italiana
Aguzzo Caffè e Cucina
R. Simão Álvares, 325 - Pinheiros
Fone: (11) 3083-7363
Ca'd'Oro (hotel)
R. Augusta, 129 - Consolação
Fone: (11) 3236-4300
Dolce Villa
R. Pedroso Alvarenga, 554 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3167-0007
Due Cuochi Cucina
R. Manuel Guedes, 93 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-8092
Emiliano (hotel)
R. Oscar Freire, 384 - Cerqueira César
Fone: (11) 3068-4390
Emporio Armani Caffè
R. Haddock Lobo, 1568 - Cerqueira César
Fone: (11) 3897-9093
Empório Ravioli
R. Fidêncio Ramos, 18 - V. Olímpia
Fone: (11) 3846-2908
Enoteca Acqua Santa
R. Oscar Freire, 155 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3081-7909
Fasano (hotel)
R. Vitório Fasano, 88 - Cerqueira César
Fone: (11) 3062-4000
Friccò
R. Cubatão, 837 - Paraíso
Fone: (11) 5084-0480
Gero
R. Haddock Lobo, 1629 - Cerqueira César
Fone: (11) 3064-0005
Gero Caffè
Av. Brig. Faria Lima, 2232 (Piso Térreo) (Shopping Iguatemi) - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3813-8484
In Città Magazzino Gastronomico
R. Melo Alves, 651 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3063-5707
La Risotteria Alessandro Segato
R. Pe. João Manuel, 1156 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3068-8605
La Vecchia Cucina
R. Pedroso Alvarenga, 1088 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-7115
Lucca
R. Sabuji, 20 - Jardim Paulistano
Fone: (11) 3814-1240
Magari
R. Amauri, 234 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3073-0234
Massimo
Al. Santos, 1826 - Cerqueira César
Fone: (11) 3284-0311
Nonno Ruggero (Hotel Fasano)
R. Vitório Fasano, 88 - Cerqueira César
Fone: (11) 3896-4180
Osteria Don Boseggia
R. Diogo Jácome, 591 - V. Nova Conceição
Fone: (11) 3842-5590
Passaparola
R. Jacques Felix, 239 - V. Nova Conceição
Fone: (11) 3044-4949
Picchi
R. Jerônimo da Veiga, 36 - Jd. Europa
Fone: (11) 3078-9119
Piselli
R. Pe. João Manuel, 1253 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3081-6043
Pomodori
R. Dr. Renato Paes de Barros, 534 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3168-3123
Quattrino
R. Oscar Freire, 506 - Cerqueira César
Fone: (11) 3068-0319
Ravioli Cucina Casalinga
R. Joaquim Antunes,Fone: (11) 3083-1625
Rosmarino
R. Henrique Monteiro, 44 - Pinheiros
Fone: (11) 3819-3897
Sallvattore
R. Salvador Cardoso, 131 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-8686
Spadaccino
R. Mourato Coelho, 1267 - V. Madalena
Fone: (11) 3032-8605
Supra
R. Araçari, 260 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3071-1818
Tappo Trattoria
R. da Consolação, 2967 - Cerqueira Cesar
Fone: (11) 3063-4864
Terraço Itália
Av. Ipiranga, 344, 41º e 42º (Ed. Itália)Fone: (11) 2189-2929
Totó
R. Dr. Sodré, 77 - V. Olímpia
Fone: (11) 3841-9067
Vicolo Nostro
R. Jataituba, 29 - Brooklin
Fone: (11) 5561-5287
Vinheria Percussi
R. Côn. Eugênio Leite, 523 - Pinheiros
Fone: (11) 3088-4920
Walter Mancini
R. Avanhandava, 126
Restaurantes - Comida Japonesa
A1
R. S. Carlos do Pinhal, 241, Lj. 5 (Top Center Shopping) - Bela Vista
Fone: (11) 3145-1833
Aizomê
Al. Fernão Cardim, 39 - Jardim Paulista
Fone: (11) 3251-5157
Dô
R. Pe. Carvalho, 224 - Pinheiros
Fone: (11) 3816-3958
Hanadoki
R. Prof. Artur Ramos, 395 - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3815-2144
Honkê
R. Bahia, 399 - Higienópolis
Fone: (11) 3825-0444
Jun Sakamoto
R. Lisboa, 55 - Pinheiros
Fone: (11) 3088-6019
Kaburá
R. Galvão Bueno, 346 - Liberdade
Fone: (11) 3277-2918
Kinoshita
R. Jacques Félix, 405 - Vila Nova Conceição
Fone: (11) 3849-6940
Kinu (Hotel Grand Hyatt)
Av. das Nações Unidas, 13301 - Brooklin
Fone: (11) 6838-3207
Kosushi
R. Viradouro, 139 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3167-7272
Koyama (Semba)
R. 13 de Maio, 1050 - Bela Vista
Fone: (11) 3283-1833
Miyabi
R. S. Carlos do Pinhal, 241, lj. 7 (Top Center Shopping) - Bela Vista
Fone: (11) 3289-4708
Mosaic
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1197 - V. Olímpia
Fone: (11) 3842-4200
Nagayama
R. Bandeira Paulista, 369 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-7553
Original Shundi
R. Doutor Mário Ferraz, 490 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-0736
Sendai
R. da Glória, 148 - Liberdade
Fone: (11) 3241-1129
Shaya
R. Amauri, 282 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-5020
Shin Zushi
R. Afonso de Freitas, 169 - Paraíso
Fone: (11) 3889-8700
Shintori
Al. Campinas, 600 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3283-2455
Shundi & Tomodachi
R. Dr. Mário Ferraz, 402 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-6852
Sushi Kin
R. Amauri, 225 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3071-2225
Sushi Lika
R. dos Estudantes, 152-A - Liberdade
Fone: (11) 3207-7435
Sushi-Yassu
R. Tomás Gonzaga, 98 - Liberdade
Fone: (11) 3209-6622
Sushiguen
R. Manoel da Nóbrega, 78, lj. 13/14 - Paraíso
Fone: (11) 3289-5566
Takô
R. da Glória, 746 - Liberdade
Fone: (11) 3209-0134
Restaurantes - Comida Judaica
AK Delicatessen
R. Mato Grosso, 450 - Higienópolis
Fone: (11) 3231-4497
Z Deli
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1350 - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3064-3058
Restaurantes - Comida Mediterrânea
Agadir
R. Fradique Coutinho, 950 - V. Madalena
Fone: (11) 3097-0147
Tanger
R. Fradique Coutinho, 1664 - V. Madalena
Fone: (11) 3037-7223
Restaurantes - Comida Mexicana
Viva México
R. Fradique Coutinho, 1122/1124 - V. Madalena
Fone: (11) 3032-0901
Restaurantes - Comida Mineira
À Mineira
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 697 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3289-5657
Casa da Fazenda
Av. Morumbi, 5594 - Morumbi
Fone: (11) 3742-2810
Consulado Mineiro
Pça. Benedito Calixto, 74 - Pinheiros
Fone: (11) 3064-3882
Dona Lucinha
Av. Chibarás, 399 - Moema
Fone: (11) 5051-2050
Xopotó
R. Fadlo Haidar, 136 - V. Olímpia
Fone: (11) 3849-1267
Restaurantes - Comida Nordestina
Amigos do Picuí
Av. Min. Petrônio Portela, 412 - Freguesia do Ó
Fone: (11) 3932-4357
Andrade
R. Artur de Azevedo, 874 - Pinheiros
Fone: (11) 3085-0589
Colher de Pau
R. Dr. Mário Ferraz, 563 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3168-8068
Mocotó
Av. N. S. do Loreto, 1100 - Vila Medeiros
Fone: (11) 2951-3056
Restaurantes - Comida Portuguesa
A Bela Sintra
R. Bela Cintra, 2325 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3891-1090
Antiquarius
Al. Lorena, 1884 - Cerqueira César
Fone: (11) 3064-8686
O Bacalhau do Porto
R. Vergueiro, 8333 - Sacomã
Fone: (11) 6163-6502
Portucale
R. Nova Cidade, 418 - V. Olímpia
Fone: (11) 3845-8929
Presidente
R. Visc. de Parnaíba, 2438 - Brás
Fone: (11) 6292-8683
Trindade
R. Amauri, 328 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-4819
Restaurantes - Comida Suíça
Florina
R. Cristóvão Pereira, 1220 - Campo Belo
Fone: (11) 5041-5740
Restaurantes - Comida Tailandesa
House of Siam
Av. Roque Petroni Jr., 1089 (Piso Lazer) (Morumbi Shopping) - Morumbi
Fone: (11) 5181-4748
Nam Thai
R. Manuel Guedes 444 Fone: (11) 3168-0662
Thai Gardens
Av. 9 de Julho, 5871 - Jd. Europa
Fone: (11) 3073-1507
Wok Hai
Alameda Lorena, 2128 - Jardim Paulista
CEP: 01424-002
Fone: (11) 3062-9000
Restaurantes - Comida Vegetariana
Alcaparra
Av. Pompéia, 2544 - Pompéia
Fone: (11) 3672-7674
Alternativa
R. Fradique Coutinho, 910 - V. Madalena
Fone: (11) 3816-0706
Fulô
R. Haddock Lobo, 899 - Cerqueira César
Fone: (11) 3081-7769
Gopala Prasada
R. Antônio Carlos, 413 - Cerqueira César
Fone: (11) 3289-1911
Maha Mantra
R. Fradique Coutinho, 766 - V. Madalena
Fone: (11) 3032-2560
Moinho de Pedra
R. Francisco de Morais, 227 - Chác. Sto. Antônio
Fone: (11) 5181-0581
Restaurantes - Cozinha Internacional
348 Parrilla Porteña
R. Com. Miguel Calfat, 348 - V. Olímpia
Fone: (11) 3849-0348
Café Pittoresque
R. Fradique Coutinho, 832 - Vila Madalena
Fone: (11) 3097-0939
East
Al. Jaú, 1303 - Cerqueira César
Fone: (11) 3081-1160
El Tranvía
R. Cons. Brotero, 903 - Sta. Cecília
Fone: (11) 3664-8313
Estación Sur
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1396 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3885-0133
La Caballeriza
Al. Campinas, 530 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3541-2220
Pobre Juan
R. Com. Miguel Calfat, 525 - V. Olímpia
Fone: (11) 3845-4965
Restaurantes - Fast-Food
A Juriti
R. Amarante, 31 - Cambuci
Fone: (11) 3207-3908
Amigo Leal
R. Amaral Gurgel, 165 - V. Buarque
Fone: (11) 3223-6873
Astor
R. Delfina, 163 - V. Madalena
Fone: (11) 3815-1364
Bar do Luiz Fernandes
R. Augusto Tolle, 610 - Mandaqui
Fone: (11) 6976-3556
Bar do Luiz Nozoie
Av. do Cursino, 1210 - Jd. da Saúde
Fone: (11) 5061-4554
Bar do Nico
R. Moreira e Costa, 538 - Ipiranga
Fone: (11) 2273-4811
Bar Estadão
Viaduto 9 de Julho, 193 - Consolação
Fone: (11) 3257-7121
Bar Léo
R. Aurora, 100 - Sta. Efigênia
Fone: (11) 3221-0247
Burguer & Bistrot
R. Bela Cintra, 1693 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3062-0643
Canto Madalena
R. Medeiros de Albuquerque, 471 - V. Madalena
Fone: (11) 3813-6814
Di Café Lounge
R. Girassol, 273 - V. Madalena
Fone: (11) 3815-3201
Dona Felicidade
R. Tito, 21 - V. Romana
Fone: (11) 3864-3866
Elídio Bar
R. Isabel Dias, 57 - Mooca
Fone: (11) 6966-5805
Empanadas Bar
R. Wisard, 489 - V. Madalena
Fone: (11) 3032-2116
Espírito Santo
Av. Horácio Láfer, 634 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-7748
Forneria San Paolo
R. Amauri, 319 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-0099
Frangó
Lg. da Matriz de N.S. do Ó, 168 - Freguesia do Ó
Fone: (11) 3932-4818
General Prime Burguer
R. Joaquim Floriano, 541 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3168-0833
Genésio
R. Fidalga, 265 - V. Madalena
Fone: (11) 3812-6252
Mercearia São Pedro
R. Rodésia, 34 - V. Madalena
Fone: (11) 3815-7200
Pirajá
Av. Brig. Faria Lima, 64 - Pinheiros
Fone: (11) 3815-6881
Ritz
R. Jerônimo da Veiga, 141 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-2725
Ritz
Al. Franca, 1088 - Cerqueira César
Fone: (11) 3088-6808
São Cristóvão
R. Aspicuelta, 533 - V. Madalena
Fone: (11) 3097-9904
Valadares
R. Faustolo, 463 - Lapa
Fone: (11) 3862-6167
Veloso
R. Conceição Veloso, 56 - V. Mariana
Fone: (11) 5572-0254
Restaurantes – Galetos
Galinheiro Grill
Rua Inácio Pereira da Rocha, 231 - Vila Madalena
Fone: (11) 3816-3208
Restaurantes - Peixes e Frutos do Mar
Amadeus
R. Haddock Lobo, 807 - Cerqueira César
Fone: (11) 3061-2859
Compagnia Marinara
Av. S. Gualter, 777 - Alto de Pinheiros
Fone: (11) 3021-0055
Porto Rubaiyat
R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 1142 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3077-1111
Rufino's
R. Dr. Mário Ferraz, 377 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-6301
Restaurantes - Variados
A Cozinha
R. Prof. Filadelfo Azevedo, 765 - V. N. Conceição
Fone: (11) 3057-0206
A Figueira Rubaiyat
R. Haddock Lobo, 1738 - Cerqueira César
Fone: (11) 3063-3888
Adega Santiago
R. Sampaio Vidal, 1072 - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3081-5211
All Seasons (Hotel Golden Tulip)
Al. Santos, 85 - Paraíso
Fone: (11) 3177-0436
Azäit
R. Peixoto Gomide, 1532 - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3063-5799
Bar des Arts
R. Pedro Humberto, 9 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-0828
Bistrô Charlô
R. Br. de Capanema, 440 - Cerqueira César
Fone: (11) 3088-6790
Café de La Musique
R. Miriti, s/n - V. Olímpia
Fone: (11) 3079-5588
Canvas (Hotel Hilton Morumbi)
Av. das Nações Unidas, 12901 - Brooklin Novo
Fone: (11) 6845-0055
Capim Santo
Al. Min. Rocha Azevedo, 471 - Cerqueira César
Fone: (11) 3068-8486
Charlô Jockey Club
Av. Lineu de Paula Machado, 1263 - Cid. Jardim
Fone: (11) 3811-7799
Chez Victor Brasserie
R. Conselheiro Brotero, 332 - Barra Funda
Fone: (11) 3824-9208
Chou
R. Mateus Grou, 345 - Pinheiros
Fone: (11) 3083-6998
Coq
R. Tupi, 832 - Higienópolis
Fone: (11) 3661-4011
Dressing
R. Amauri, 337 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3167-5347
Ecco
R. Amauri, 244 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3079-2299
From the Galley
R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 761 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3073-0928
Gabriel
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1424 - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3063-5400
Gardênia Restô
Praça dos Omaguás, 110 - Pinheiros
Fone: (11) 3815-9247
Julia Cocina
R. Araçari, 200 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3071-1377
La Frontera
R. Cel. José Eusébio, 105 - Higienópolis
Fone: (11) 3159-1197
La Table O & Co
R. Bela Cintra, 2023 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3063-4433
La Tambouille
Av. 9 de Julho, 5925 - Jd. Europa
Fone: (11) 3079-6276
Mercearia do Conde
R. Joaquim Antunes, 217 - Jd. Paulistano
Fone: (11) 3081-7204
Mercearia do Francês
R. Itacolomi, 636 - Higienópolis
Fone: (11) 3214-1295
Mestiço
R. Fernando de Albuquerque, 277 - Consolação
Fone: (11) 3256-3165
Obá
R. Melo Alves, 205 - Cerqueira César
Fone: (11) 3086-4774
Parigi
R. Amauri, 275 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3167-1575
Praça São Lourenço
R. Casa do Ator, 608 - V. Olímpia
Fone: (11) 3044-1434
Ráscal
R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 831 - Itaim Bibi
Fone: (11) 3078-3351
Rôti
R. Lisboa, 191 - Pinheiros
Fone: (11) 3082-7904
Senzala
Praça Panamericana, 31 - Pinheiros
Fone: (11) 3812-5582
Skye (Hotel Unique)
Av. Brig. Luís Antônio, 4700 - Jd. Paulista
Fone: (11) 3055-4702
Spot
Al. Min. Rocha Azevedo, 72 - Cerqueira César
Fone: (11) 3283-0946
Tête a Tête
R. Bahia, 480 - Higienópolis
Fone: (11) 3825-6312
Vira-Lata
R. Minas Gerais, 112 - Higienópolis
Fone: (11) 3258-6093